Ouvidoria do SUS

Sobre a Ouvidoria.

A Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde é um canal democrático de comunicação entre a população e o Ministério da Saúde.

Por meio dele, os usuários do SUS recebem informações sobre saúde e também podem fazer reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações.

O cidadão pode, ainda, solicitar informações sobre doenças, medicamentos e campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde.

Para prestar essas informações, os teleatendentes dispõem do Banco de Informações Técnicas em Saúde (BITS) com mais de 2 mil conteúdos sobre vários temas de interesse do usuário do SUS.

É papel da Ouvidoria-Geral do SUS prestar orientações, além de registrar, acompanhar e responder as manifestações dos cidadãos, com o objetivo de propiciar uma resposta adequada aos problemas apresentados, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.

A ligação para o Disque Saúde 136 é gratuita e o serviço funciona de segunda à sexta-feira das 08 às 20h e aos sábados de 08 às 18h. Nos demais horários, funciona o atendimento eletrônico com divulgação de informações.