34 Anos da Pastoral da Saúde

Estamos em festa, enquanto Igreja no Mundo da Saúde em nosso país pois, fazem 34 anos que a Pastoral da Saúde foi reconhecida pela CNBB. A seguir, mensagem da Pastoral da Saúde Nacional à cada irmão e irmã, agente e missionário.

MENSAGEM

Mensagem comemorativa do reconhecimento da Pastoral da Saúde, pela CNBB no setor Pastoral Social, 09/05/1986.

Na passagem dos 34º aniversário do reconhecimento oficial da Igreja no Brasil, é neste tempo de cuidar e defender a vida ameaçada pela pandemia do Coronavirus, recordar nossas raízes e sonhos. Foi claro como toda pastoral da Igreja, resultado da presença das comunidades eclesiais na sua presença e ação solidária e profética junto aos doentes e nas lutas dos movimentos sociais pela saúde pública como direito fundamental. As contribuições do Grupo de Reflexão de Saúde da CRB que foi sistematizado as práticas com a visão pastoral e espiritual do Mundo da Saúde e sem dúvida a Campanha da Fraternidade de 1981 com o tema “Saúde para todos”. Estas influências e aportes se concretizaram numa coordenação nacional e ganhou força e consolidação com os Encontros, Seminários e Assembleias que se tornaram frequentes e atuais a partir de 1986. Hoje estamos diante de uma prova muito dura para os agentes da nossa pastoral e para o próprio povo desassistido e sofredor. Mas temos uma bela página da história para contar, que nos motiva, nos dá esperança e nos impulsiona a continuar na busca incansável do sonho de uma saúde pública para todos, numa vida plena e abundante, e numa Igreja sempre servidora e missionária no mundo da Saúde.

Nosso muito obrigado pelo seu SIM, nessa missão que lhe foi confiada.

Rogamos a Nossa Senhora da Saúde e São Camilo de Léllis que continuem intercedendo a Deus pelo nosso trabalho.

Pastoral da Saúde Nacional

Para acessar a matéria com todo o conteúdo, segue o link: http://pastoraldasaudecnbb.com.br/2020/05/09/34-anos-da-pastoral-da-saude