Nota: Novos Serviços de Saúde, Esclarecimento e Cuidados com Divulgação de Notícias

Rio de Janeiro, 21 de maio de 2020.

Caríssimos, esclarecendo sobre a “notícia” que foi compartilhada sobre atendimento 24h no CMS Belizário Penna para pacientes com Covid-19 e serviço de tomografia nesta mesma unidade:

Entendemos a gravidade em que estamos vivendo, com relação à pandemia do Covid-19 e, as dificuldades em que o sistema público de saúde vem tendo para suprir as necessidades da população já que, mesmo antes desta nossa atual realidade, o Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em nossa região da cidade, vinha passando por dificuldades de atendimento, amplamente divulgados pelos veículos de comunicação.

A notícia que foi amplamente compartilhada nas redes sociais sobre o “atendimento 24h no Belizário Penna para pacientes com Covid-19” já funcionando, está incorreta pois, o serviço ainda não está disponível à população.

Nesta próxima sexta-feira, dia 22 de maio, nesta mesma unidade de saúde, há previsão de inaugurar o tomógrafo pelas autoridades da cidade mas, ainda não há uma previsão para a oferta dos novos serviços à população.

Reforçamos a informação de que sua Clínica da Família é sua referência em saúde e se você apresentar sintomas de Covid-19, procure sua Clínica da Família (a que atende sua residência). Através dela é que você será encaminhado à outra unidade de saúde, se necessário.

As informações acima, no que se refere aos serviços de saúde, foram transmitidas pela CAP 5.2 de nossa cidade aos Conselheiros de Saúde do território (Campo Grande/Guaratiba).

Desejamos à todos muita saúde e paz.

Pastoral da Saúde do Vicariato Santa Cruz